2008-06-07

ALGUMAS PALAVRAS


No mundo atual escrever é sempre importante, necessário e frequente. Mostrar que você sabe comunicar-se (bem) usando a escrita é um dos fundamentos da capacidade de ser e realizar, da cidadania e da competência.
E é nesse momento, em que se exige segurança no manejo das palavras, que surgem temor, dúvida, desconfiança e sentimento de debilidade diante dos labirintos da língua.Nada mais equivocado, no entanto. A língua portuguesa é acessível a todos, é companheira e filha de nós e da cultura em que vivemos e participamos; companheira porque a utilizamos continuamente, é o veículo de transmissão de nossos saberes e filha porque é uma entidade continuamente alterada por nós, falantes da língua portuguesa. Sim, nenhuma língua humana é uma realidade estática. Todas elas apresentam grande variabilidade social e geográfica, além de passarem continuamente por um lento processo de mudança no tempo.
Por isso, há de se considerar tudo isso: as regras do bom utilizar da nossa língua, mas dentro de um conjunto de orientações práticas e acessíveis, como o são de fato, e cuja base deriva de nossa cultura. O objetivo é não considerar a Gramática uma tirana, mas um corpo de conhecimentos que faz parte, também, do mundo em que vivemos refletindo um pouco da história de nossa cultura e de nós mesmos.


Porém, é necessário que o estudo de nossa língua portuguesa seja constantemente bem cuidado, principalmente nos primeiros anos de estudo do ensino fundamental e médio, que é onde o aluno desenvolve os principais contatos que darão suporte para sua evolução linguística. Muitas são as formas de ensino existentes, mas nada melhor se o estudo for acompanhado de alguns diferenciais que o faz ser, acima de tudo, extremamente prazeroso. É o que proponho no método chamado por mim de “cognitivo-emocional”, buscando unir todos os aspectos do ser humano como um ser totalizado, ou seja, trabalhar no aluno o seu aspecto intelectual, social e emocional. Assim, mais do que uma aula, proponho um convívio em que laços de respeito, cidadania, limites, direitos e deveres são incorporados ao estudo através não apenas do conteúdo, mas sim, do pragmatismo, isto é, através da aplicação prática no cotidiano dos conhecimentos adquiridos. Saiba um pouco mais sobre este méodo a seguir:

Apoio Pedagógico em Língua Portuguesa
(Método Cognitivo-Emocional)




No método Cognitivo-Emocional, as aulas são ministradas em PowerPoint e multimídia, onde o aluno mantém a atenção fixa no conteúdo estudado, com grande quantidade de exercícios que estimulam o interesse pela aprendizagem.


Além disso, são utilizados jogos gramaticais relativos à matéria estudada envolvendo substantivos, verbos, advérbios, sílabas e outros, tornando a aprendizagem dinâmica e divertida.



Um outro fator essencial do método é a prática de Reiki com música e relaxamento nos primeiros minutos de aula, preparando o aluno para o processo de aprendizagem, melhorando a sua atenção e predisposição para o estudo. Tal prática vem demosntrando excelentes resultados.




De acordo com o objetivo, são oferecidas, ainda, aulas de leitura, interpretação e produção de textos (redação) com vasto material didático, livros, programas, CD's e dicionários.

METODOLOGIA

Tempo de aula: Uma hora e quinze minutos, sendo:


15 minutos: relaxamento e concentração com música;


40 minutos: aula expositiva com exercícios;


20 minutos: jogos gramaticais.



Entre em contato e marque uma aula experimental.

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BREVE!
Português para
Concursos
Se prepare por meio de um curso intensivo
desenvolvido especialmente para você!

A cada dia que passa, os concursos públicos atraem muitos candidatos. E se você está se preparando para algum concurso público, certamente está ciente de que os conhecimentos que você possui em Língua Portuguesa serão colocados à prova.
A exigência de um bom desempenho nas provas de Português tornou-se imprescindível. As pessoas precisam demonstrar que dominam ou, no mínimo, que possuem o conhecimento estrutural de sua língua pátria. Além disso, essa capacidade não envolve apenas o aprendizado de regras gramaticais, mas também a leitura e a interpretação de textos diversos. Por isso, uma coisa é certa: dominar a Língua Portuguesa significa ao candidato maiores chances de aprovação em qualquer concurso.
Adotando essa filosofia e pelo número de pedidos que estou recebendo, estou desenvolvendo um curso intensivo de Português destinado aos concursos públicos, que aborda os principais conteúdos que vêm sendo exigidos nos diversos concursos federais, estaduais e municipais. Além da parte teórica, o curso conta com diversos exercícios e provas simuladas em um ambiente propício dentro de uma proposta diferenciada com turmas reduzidas e práticas de visualização, música e relaxamento nos primeiros minutos de aula preparando o aluno, não só para o processo de aprendizagem, mas, também, para o momento vivido, isto é, o próprio processo do concurso para que o mesmo seja passado com calma e espírito de confiança. EM BREVE SERÁ DIVULGADO O INÍCIO, LOCAL E CONDIÇÕES DOS CURSOS. AGUARDEM!


Veja, agora, algumas dicas importantes:


1) Pratique! Aprender Português também requer treino. Os exercícios são grandes aliados, pois auxiliam na fixação dos conteúdos. Não basta estudar apenas a parte teórica.


2) Entenda, não decore! Assimilar os usos gramaticais, buscando compreender suas origens e razões, é muito mais proveitoso do que apenas decorá-los. Assim, ao se deparar com uma questão de Língua Portuguesa, seu cérebro irá trabalhar no sentido de interpretá-la e respondê-la, ao invés de simplesmente achar uma solução “pronta”, partindo daquilo que você decorou. Ao entender um conteúdo, suas chances de acertar a questão aumentam substancialmente.


3) Leia! Toda leitura é fonte de conhecimento. Além disso, sabe-se que ler estimula habilidades de escrita, bem como desperta uma visão crítica da realidade. O benefício da leitura também ocorre no nível vocabular do leitor, que vai se tornando cada vez mais rico. O hábito de ler contribui para o desenvolvimento de uma boa linguagem: aqueles que lidam com os mecanismos e estruturas da Língua Portuguesa com maior freqüência, acabam se familiarizando. Para o leitor, isso reflete tanto em sua fala como em sua escrita, que passam a operar de forma mais articulada. Assim, as vantagens proporcionadas pela leitura só têm a somar no desempenho dos candidatos a processos seletivos.

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