2008-06-06

ESTANTE

HISTÓRIA DA GRAMÁTICA


Rico em citações e referências, O Nascimento da Gramática Portuguesa: Uso e Norma é completo. Escrito por uma excelente pesquisadora e professora excepcional, é mais um item obrigatório nas prateleiras. Ao folhear as páginas, o leitor é logo cativado e se sente impelido a investigar a tão desconhecida (para a maioria de nós) história da língua portuguesa. Dizer que o livro trata da gramática é pouco. Aquilo que se esconde por trás do estudo normativo (e de seus estudiosos) é apresentado com muita exatidão e imparcialidade.
O livro aborda a metodologia desde os princípios da gramática latina (cujo método se aplicou forçosamente à grega, apesar das evidentes diferenças), caminhando junto com Varrão, Quintiliano e tantos outros que propuseram o que seria a descrição e a metodologia lingüística - e que sobreviveria muitos séculos mais tarde. São 317 páginas, às quais ainda se juntam outras tantas de bibliografia riquíssima, de uma leitura leve, interessante e profundamente embasada.


O Nascimento da Gramática Portuguesa: Uso e Norma

Marli Quadros Leite

Humanitas / Paulistana, 2007

LINGUÍSTICA HISTÓRICA: UMA INTRODUÇÃO
AO ESTUDO DA HISTÓRIA DAS LÍNGUAS
Lingüística Histórica fornece ao leitor uma visão panorâmica da disciplina e apresenta a multiplicidade de orientações teóricas existente na interpretação dos fenômenos da mudança das línguas. O livro busca sua singularidade não na listagem e descrição de fenômenos de mudança, mas principalmente na discussão dos fundamentos epistemológicos das diversas orientações teóricas que dão vida à disciplina. Ao lê-la, os leitores despertarão para a percepção da mudança lingüística, situando-a no contexto mais amplo da realidade heterogênea de cada uma das línguas humanas em uma edição revista e ampliada.

Língüística Histórica: Uma Introdução ao Estudo da História das Línguas

Carlos Alberto Faraco
Editora ática

Nenhum comentário: