2008-06-07

ESPAÇO LITERÁRIO


OFICINA PARA PROFESSORES

A oficina para professores – Apreciação Literária: a Arte em Palavras, Imagens e Sons e Suas Aplicabilidades em Sala de Aula é baseada no conceito do pedagogo americano Howard Gardner, que instituiu o estudo sobre as inteligências múltiplas. Ela tem como objetivo oferecer subsídios e ferramentas para auxiliar os professores na prática com seus alunos através da valorização da Literatura como expressão de arte e cultura, criando, estimulando e aprimorando o gosto pela leitura através das múltiplas formas de interpretá-la que não somente a palavra, sua maior expressão, mas, juntamente com ela, através das expressões do corpo, de trabalhos manuais com argila e materiais reciclados e da percepção musical por meio de vários instrumentos de percussão, através da leitura de Poemas, Contos Populares e Contos de Fadas, tendo, na Contação de Histórias, a forma de apresentação dos trabalhos.A oficina para professores já foi ministrada para mais de 300 professores nas cidades de Belo Horizonte, Itanhandú, Varginha, São Lourenço, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, Pará de Minas e Patos de Minas.
Veja os comentários de alguns professores:








“Gostei muito da Oficina. O professor Leandro passou para mim, e acho que para todas, que podemos fazer não só de nossa sala de aula, mas também de toda nossa vida, uma alegria. Espero sempre ter oportunidades como essa!”

“A Oficina foi ótima! Pudemos soltar a imaginação, dançar, descobrir novas maneiras de contar e fazer histórias. O professor Leandro é ótimo! Sensível, dinâmico, iluminado. Desejo a você, Leandro muitos anos de vida, muitas crianças e professores em seu caminho e continue brilhando. Você é a própria alegria.”Obs. Aplicarei as músicas, danças e histórias com o meu filho e com meus alunos".


“A Oficina, particularmente, superou minhas expectativas. Esperava um curso daqueles enfadonhos que ensinam crianças a fazer poesias; no entanto, quão grande foi minha surpresa, pois encontrei um curso que, indo mais além, ensinou a todas nós a paixão pela poesia. Foi uma viagem interna em busca dos poetas que existem em nós!”

“Foram dois dias super aproveitados. Tivemos a oportunidade de refletir muito sobre o nosso trabalho de educadores, pois o dia-a-dia é muito tumultuado e às vezes as idéias novas nos encoraja a seguir em frente. Tivemos a oportunidade de conhecer várias pessoas e especialmente o professor Leandro, pessoa muito iluminada. 'Parabéns pelo seu trabalho'. Aprendi muito. Pena que foram apenas dois dias. Obrigada pelo carinho e atenção.”

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
HISTORIANDO FRONTEIRAS
Onde contar histórias é desenhar valores
transformando o Universo


Abra-se para o mundo da imaginação

e saiba que todas as possibilidades

vivem guardadas lá

Por que contar e ouvir histórias?

Antigamente contar histórias era natural. Os mais velhos estavam sempre contando casos e lendas. A arte de contar histórias vem desde os primórdios quando homens das cavernas pintavam nas paredes suas aventuras de caça. Muito tempo depois, já com a expressão da fala, crianças se reuniam ao redor do fogão de lenha e ouviam dos avós as histórias dos contos de fadas e outras que faziam a imaginação voar. Hoje contar histórias já se tornou um ofício e um ofício essencialmente artístico, onde o contar mexe com a sensibilidade e o imaginário criador das pessoas, além de incentivar imensamente a leitura. O contador de histórias, assim, exerce um grande papel formador, estimulando a relação entre pessoas como forma de responder questões como moral e ética, visão de mundo, posicionamento do nosso lugar no Universo, conduzindo a resultados positivos e criando, principalmente nas crianças, uma visão de seres humanos íntegros de uma maneira lúdica e educativa.Por isso em minhas contações de histórias, que tem em média 40 minutos, busco manter um estilo em que mesclo a música, o teatro e a palavra de uma maneira interativa, utilizando objetos simples como bonecos, apitos, chocalhos, lenços, entre outros, fazendo uso de violão, violino e outros instrumentos musicais. As histórias são "tiradas" de dentro de uma mala repleta de livros e outros encantos e surpresas.E assim, conto histórias em diversos eventos, livrarias, escolas, bibliotecas, feiras livres, praças, parques e empresas, acreditando que uma história sempre apresenta uma nova face para quem conta e para quem ouve, e o aprendizado que disso provém é capaz de transformas o mundo de alguém.










Entre em contato e faça de
um momento, um momento de magia
e encantamento!
(31)3283-1959 / 8878-5217





















Nenhum comentário: